terça-feira, 2 de setembro de 2008

boa sorte Silvério

O Comité Olímpico de Portugal, através da Comissão de Atletas Olímpicos, assinou um protocolo de cooperação com o Professor Jorge Silvério, Mestre em Psicologia do Desporto e docente na Universidade do Minho, que visa auxiliar os atletas olímpicos a optimizarem o bem-estar geral, através do desenvolvimento de algumas competências, como a formulação de objectivos, o auto-controlo, a visualização mental/imagética, pensamentos positivos, domínio da tensão e da ansiedade, comunicação, apoio social, concentração e atenção.
Pode considerar-se este protocolo um passo em frente na afirmação da Psicologia do Desporto perante os agentes desportivos (atletas, treinadores, direcções e adeptos). Tem sido um percurso lento mas merecido.
Jorge Silvério, autor do livro "Como ganhar usando a cabeça" poderá então ajudar os nossos atletas a reunir as ferramentas necessárias para atingir o sucesso. Resta-nos desejar boa sorte ao Professor, que bem merece a oportunidade que lhe está a ser dada.

3 comentários:

Rui Osório disse...

penso que é uma boa decisão do comité olímpico, acho que grande parte do "fracasso" nos jogos é devido a parte mental e a ajuda profissional de psicólogos poderá fortalecer a mentalidade competitiva dos atletas portugueses.ainda hoje vi neide gomes ganhar a prova do salto em comprimento no metting de zurique com uma vantagem impressionante, nos jogos, falhou por não suportar a carga psicológica da competição. boa sorte ao professor silvério.

Manuela Marques disse...

o protocolo já foi feito em junho mas "ensinar" competencias psicologicas não se faz de um dia para o outro, só dará os seus frutos a longo prazo. acredito que para os proximos jogos ja teremos algumas diferenças :)

Rui Osório disse...

pois, o ideal é como se vai fazer, acompanhamento ao longo dos quatro anos.