terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pela Nazaré...

O jornal Público de hoje noticia que a Nazaré contará com mais um meio de transporte de ligação entre a parte baixa da Vila e o Sítio da Nazaré, para além do mítico ascensor, que conta já mais de 100 anos. Deste modo, os habitantes e os muitos turistas que por lá passam poderão usufruir de um teleférico, que ligará a Nazaré e a zona da Pederneira, que poderá transportar no mínimo 200 pessoas por hora. O teleférico pareceu mais viável que a opção funicular, pois implica uma infra-estrutura de menor dimensão e é economicamente mais acessível. Na opinião do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, o teleférico "permitirá à população da Pederneira um mais fácil acesso aos serviços no centro da vila", diminuindo o fluxo automóvel e os constrangimentos de circulação viária e de estacionamento.
Esperámos bem que sim, o trânsito lá durante o Verão é caótico. E já que estamos a falar da Nazaré, nós que conhecemos, sugerimos também a construção de mais parques de estacionamento, da rentabilização da zona junto ao porto e do reaproveitamento do Farol, pois são zonas que poderiam estar muito mais bem aproveitadas.

2 comentários:

west disse...

West
Essa história do Farol da Nazaré tem muito que se lhe diga. Não vai ser tão fácil como nós gostaríamos... O teleférico é bem vindo, sem dúvida, mas tenho dúvidas que venha resolver o que quer que seja em relação ao trânsito. Os estudos muitas vezes não são representativos da realidade sempre inconstante no tempo.

Rui Osório disse...

Nós sabemos a que te referes. Foi das poucas coisas que não gostamos, o trânsito, a vossa Vila tem condições naturais únicas só precisa que quem está na liderança dos destinos da localidade saiba compreender isso e conseguir tirar proveito desse facto. O Teleférico basicamente vai servir é para os turistas, mais um equipamento acrescentar a rota turística.