terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Limpeza dos cursos de água das áreas urbanas de Guimarães

"A Câmara Municipal de Guimarães iniciou esta segunda-feira, dia 4 de Janeiro, a limpeza, desobstrução e desassoreamento das linhas de água inseridas em aglomerados urbanos da responsabilidade do Município, num conjunto de trabalhos que visam limpar os cursos de água da vegetação invasora, das árvores caídas e do lixo e entulho que reduzam a sua capacidade de vazão. As operações serão acompanhadas e fiscalizadas pelo Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal e os locais de intervenção são os seguintes (mapa em anexo):
• Rio de Selho: Selho S. Lourenço junto à Rua da Ponte Romana (347m); Zona de Caneiros entre a Fábrica de Roldes, ponte medieval e a ponte da EN 101 (347m); e da Rua Cerca de Selho até à Ponte Medieval em Creixomil (994m).
• Pontes junto ao Rio Selho: Troço da Rua do Reboto/Candoso S. Martinho (134m); troço entre a Rua da Fonte de Venda e a Rua da Pontigela/Selho S. Jorge (424m); EN 310, junto à Ponte de Piútes/Gondar (394m); e Ponte do Mourão/Penselo (314m).
• Ribeiro de Couros: Parque da Cidade até à Rotunda dos Lyons (480m); Parque das Hortas, da Rua Calouste Gulbenkian até aos tanques públicos do Largo República do Brasil (404m); Rua da Ramada, Largo do Cidade e Rua de Vila Flor (incluindo troços em canal fechado) (475m); Caldeiroa, futuro Mercado Municipal, Central de Camionagem e a Alameda Mariano Felgueiras (incluindo troços em canal fechado) até à Circular Urbana (1243m); desde a Circular Urbana até às Eiras (982m).
• Ribeira de Santa Luzia: Troço entre a Universidade do Minho e o Parque das Quintãs (1169m).
"
(retirado daqui)

Damos os parabéns à Câmara por esta iniciativa, que há muito tempo se justificava. Porém, como em muitos outros assuntos, só se fazem projectos para a zona urbana e as áreas mais rurais ficam no esquecimento. Ano novo, mas mais do mesmo...

3 comentários:

jotafundador disse...

2012 já mexe!
Mas na cidade há muito ainda a fazer, nomeadamente nas acessibilidades (postes de iluminação, sinais de trânsito, paragesns de autocarros a obstruir a passagem dos peões em cima dos passeios), passadeiras com má visibilidade, para os automibilistas e peões, etc. etc.
Abraços!

Rui Osório disse...

Já mexe e tem que mexer muito mais, 2012 é uma óptima oportunidade, tal e qual foi o Euro 2004, para Guimarães se modernizar e melhorar certos aspectos do centro urbano vimaranense. De resto, concordo com o que o Jotafundador disse.

Precupado/Realista disse...

Já mexe?...Onde?...
Com muitas lojas (e boas) a "fugir" para Sylv@res...
O nosso centro histórico, cada vez com mais lojas encerradas...