segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O sonho ainda está longe...

Uma pequena pergunta, quem é o responsável pelo agendamento dos jogos desta Taça de Portugal? Como é possível a segunda mão destas meias-finais estar agendada para o dia 19 de Abril?! São praticamente 2 meses e meio de diferença entre os dois jogos...Sinceramente não se entende...

Guimarães, Capital Europeia da Cultura em 2012

Foi apresentado o programa geral do evento, que pode ser visto aqui, aqui ou aqui.
O programa final só será conhecido no próximo Novembro.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O sonho mais perto de se tornar realidade

A nossa viagem até ao Jamor continua a todo o vapor. Só nos resta mais uma escala.
Amanhã saberemos se é por águas do Mondego ou mais longe, à beira Sado, de tão triste memória para os Vitorianos...
Picanço-barreteiro (Lanius senator)

Picanço-barreteiro (na Ponta da Erva)

Curiosidades: A sua alimentação é composta essencialmente por insectos, consumindo, por vezes, pequenas aves, como os pardais. No final do Verão migra para África.

*Foto Voz do Berço

Agenda para o fim-de-semana

  • Quinta 27 - O Mensageiro - Cineclube
  • Sexta 28 - Benoît Pioulard - CCVF
  • Sábado 29 - D. Giovanni - CCVF

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Barragem de Guilhofrei ou Ermal - Vieira do Minho

Barragem de Guilhofrei ou Ermal - Vieira do Minho
(Albufeira da Barragem de Guilhofrei captada em Fafe, perto da aldeia de Luílhas)

*Foto Voz do Berço

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aleixo no Castelo de Guimarães


O comediante mais conhecido de Coimbra veio a Guimarães entrevistar "Afonso Henriques".

domingo, 23 de janeiro de 2011

Miranda do Douro

Douro Internacional

Parque Natural do Douro Internacional.
Miranda do Douro, Portugal.


Foto Voz do Berço

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Agenda para o fim-de-semana

  • Quinta 20 - Combichrist - São Mamede
  • Sexta 21 - A bela adormecida - CCVF
  • A partir de Sexta 21 - Exposição Arte Contemporânea 2011 - CCVF
  • Sábado 22 - Salomé - CCVF
  • Sábado 22 - Linda Martini - CCVF

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Agenda para o fim-de-semana

  • A partir de Sexta 14 - Mundo dos Dinossauros - Multiusos
  • Sexta 14 - Concerto de Maria de Fátima - CAR
  • Sábado 15 - 1ª Gala Submarino - São Mamede
  • Domingo 16 - Tamara Drew - Cineclube

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Entrevista a Pedro Silva (Piloto Vimaranense)

Na semana que antecede o início do temporada automobilística em Portugal, que tem como abertura o Rali Montelongo em Fafe, publicamos uma pequena entrevista com o piloto Pedro Silva. Desde já agradecemos a gentileza e disponibilidade mostrada pelo concorrente vimaranense, inscrito nesta prova que conta para os campeonatos Open, Regional Norte, Nordeste, Júnior e Clássicos. Aproveitamos também para desejar boa sorte para esta prova e esperamos que consiga um projecto que assegure a sua participação regular ao longo do ano.

Rali Terras de Basto 2010

Voz do Berço - O que o levou a ingressar no mundo dos ralis?
Pedro Silva - Os ralis são uma paixão que tenho desde muito novo, ao ponto de, com apenas três anos de idade, e tal como me contam os meus pais, acordar sozinho às sete da manhã, subir para uma cadeira na sala, e espreitar pela janela os carros do Rali de Portugal, que cumpriam pela EN206 o percurso de ligação desde a Póvoa de Varzim até aos troços de Fafe, passando mesmo à porta de minha casa.
Seguindo os ralis desde muito novo, fui sempre alimentando o sonho de um dia os poder viver do lado de dentro, o que felizmente aconteceu em 2002, em que me estreei no Rali Montelongo / Cidade de Fafe, com um Citroen Saxo alugado à equipa Solução Rallyes.

Voz do Berço - Qual o seu ídolo neste desporto e o seu carro favorito de sempre?
Pedro Silva - Não se pode dizer que tenha um único ídolo nos ralis, pois sempre admirei muitos pilotos e em diferentes “Eras”, sendo a lista bastante extensa. Porém, dividindo-a por "categorias", nos veículos de tracção traseira, saliento os nomes de Henri Toivonen, Ari Vatanen e António Rodrigues, nos veículos de tracção à frente, Jean Ragnotti e Armindo Araújo e nos veículos de tracção total, Colin McRae, Carlos Sainz e Juha Kankkunen.
Relativamente aos carros favoritos, e dividindo-os também por categorias, pois é-me impossível escolher apenas um, nos tracção traseira temos o Talbot Sunbeam Lotus e o Lancia Rallye 037, nos tracção à frente, o Renault Clio Williams e o Citroen Saxo Kit Car e nos tracção total, o Lancia Delta Integrale e o Toyota Celica GT4 ST165.

Voz do Berço - Quais foram os momentos mais marcantes da sua carreira (pela positiva e pela negativa)?
Pedro Silva - Pela positiva, a estreia nos ralis, pois nunca irei esquecer o momento em que olhava para o relógio da partida em contagem decrescente para arrancar para a minha primeira especial de classificação, que foi o troço de Bastelo, em Fafe. Também pela positiva, saliento a segunda passagem pelo troço de Ribeira do Neiva, na edição de 2006 do Rali de Vila Verde, em que consegui pela primeira vez vencer um troço à geral.
Pela negativa, a primeira desistência, que aconteceu no Rali de Celorico de Basto de 2004, na partida para o último troço da prova, Molares / Infesta e o Rali Montelongo / Cidade de Fafe 2005, em que estava a fazer uma prova excelente, conseguindo entrar na luta por um lugar no pódio com um carro inferior à concorrência, mas fiquei sem travões no final da primeira secção, sendo obrigado a baixar bastante o ritmo, terminando em nono da geral, a 0.4s do oitavo, que já dava direito a um ponto para o Campeonato…

Voz do Berço - Quais são os seus objectivos para este primeiro rali do ano?
Pedro Silva - O objectivo para este primeiro rali é andar o mais rápido possível, para dessa forma vingar todos os azares que tenho tido em Fafe, que é o meu rali preferido. Um bom resultado para nós seria terminar dentro do Top 5 entre os VSH de duas rodas motrizes, mas tudo iremos fazer para tentar chegar ao pódio nessa categoria em particular.

Voz do Berço - E para o resto da temporada? Tem algum projecto assegurado para realizar o Regional inteiro?
Pedro Silva - Ainda não está nada assegurado. Vivemos uma altura muito difícil em termos económicos e isso reflecte-se bastante no volume de apoios aos desportos motorizados, pelo que se torna bastante difícil por qualquer projecto em pé, o que apenas se consegue à custa de muito sacrifício pessoal.
A minha intenção este ano era fazer os Regionais Norte e Nordeste, mas é algo bastante difícil e dispendioso, pelo que será muito complicado de concretizar. Assim, em princípio iremos disputar as primeiras provas dos dois campeonatos e depois escolher apenas um deles para apostar mais a sério.
Outra das hipóteses que ainda temos em cima da mesa, é de disputar a recém-criada Taça Nacional de Ralis, pois será um campeonato extremamente mediático, terá provas mais extensas do que aquelas a que estamos habituados e existe ainda o aliciante de nos podermos comparar directamente com os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Ralis, que é o topo dos Ralis Nacionais. Porém, temos o mesmo problema que teríamos em participar nos Regionais Norte e Nordeste, pois o custo de disputar esta Taça é semelhante ao de disputar esses dois campeonatos.

Voz do Berço - Tendo em conta os últimos anos, considerados pela maioria como negativos, que medidas acha que poderiam ser implementadas de forma a reavivar os ralis em Portugal?
Pedro Silva - A primeira medida penso que já foi tomada, com a criação da Taça de Portugal de Ralis, se bem que, infelizmente, foi dada a conhecer já muito tarde, pelo que acredito que este ano ainda não se irá tirar grandes dividendos da sua criação. Na minha opinião, esta deveria ser a categoria maior em termos de Ralis Nacionais.
Depois, teríamos uma estrutura de três Campeonatos Regionais – Norte, Centro e Sul - e um Nacional, disputados em regime Open e funcionando os quatro em conjunto.
Assim, teríamos em cada Regional um calendário composto por oito provas, com um máximo de seis resultados a considerar para a classificação final, e um Nacional que disputaria duas provas de cada um dos três Regionais em regime de rotatividade, perfazendo no total seis ralis, contando todos eles para a classificação final do Campeonato.
Finalmente, e de modo a acabar com as provas pirata, em que muitas vezes não há o mínimo de condições de segurança nem seguros de prova - que cada vez mais se vão multiplicando por esse país fora -, defendo que deveriam existir Troféus Regionais “low cost”, à imagem do Regional de Alenquer, cujo sucesso tem tanto de inquestionável como de consensual.

Voz do Berço - Se o Olivier Quesnel (Citroën), o David Richards (Prodrive-Mini) e o Malcolm Wilson (Ford) abrissem os olhos e entrassem em competição para o contratar, quem escolheria para concorrer no WRC?
Pedro Silva - Se eles abrissem os olhos, com certeza que não seria a mim que iriam contratar, pois há muita gente com mais talento do que eu para a condução. Neste momento, penso que o melhor que tinham a fazer era contratar o Armindo Araújo sem perder nem mais um minuto!
Porém, pressupondo-se que eu tinha talento suficiente para essas andanças e caso a oportunidade surgisse, não hesitaria em escolher a Citröen.

*Fotos Voz do Berço

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

domingo, 9 de janeiro de 2011

Vitória 1 - 2 Naval

vsc
*Foto Voz do Berço

No primeiro jogo de 2011 no D. Afonso Henriques, contra o último classificado, o Vitória sofreu a primeira derrota caseira. Depois de ter estado a ganhar e ter visto um jogador da equipa adversária expulso, sofremos dois golos a terminar o encontro.
Só nos apetece dizer: mais valia ter visto o jogo na televisão.

Pensando melhor, era melhor nem ter visto.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Guimarães 2012 renovou site


"(...)Com uma interface renovada, o novo portal de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura constitui um canal privilegiado de comunicação com a comunidade, de quem se espera o maior envolvimento na construção de um evento que será, sem dúvida, catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente."

Confira AQUI.

Agenda para o fim-de-semana

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Palatsi

"Para o bem ou para o mal, nasci para fazer história"

A entrevista nem é sobre o Vitória, mas o título até pode ser aproveitado por nós. Palatsi também ficou na nossa história. Só tenho pena de ter chegado tarde a Guimarães e ter partido cedo, na minha opinião. O único guarda-redes que os sempre impacientes sócios Vitorianos perdoavam um frango, que acrescente-se foram poucos.

Petição Guimarães-Porto em 50 minutos

"Somos um grupo de cidadãos de Guimarães, utentes do serviço urbano da CP Porto e membros da Associação de Utentes dos Comboios de Portugal.
Lançamos uma petição no dia 1 de Janeiro de 2011 com a intenção de introduzir na Linha de Guimarães várias ligações expresso diárias ao Porto com uma duração até 50 minutos, a par do serviço actual de 75 minutos.

Estamos convencidos de que iriam melhorar a qualidade do serviço e o nível de angariação de clientes, dois aspectos que ainda têm um grande potencial de evolução em todas as linhas de Urbanos da CP.
A nossa intenção é atingir um número expressivo de interessados que torne manifesta a necessidade desta alteração, nomeadamente ultrapassar as 4000 assinaturas requeridas para apreciação em Plenário da Assembleia da República."

Para assinar a petição siga este LINK.

Mais informações neste BLOGUE.

Hoje, no Cineclube


Cartas para Julieta, hoje (06/01/2011) no CineClube, pelas 21h45.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Paulo Praça


Paulo Praça "Um amor alheio"

O próximo grande artista Pop em Portugal. Depois de Turbo Junkie, Grace, Plaza e o projecto Amália-Hoje, Paulo Praça investe na carreira a solo. De Vila do Conde para Portugal inteiro...

Guimarães Rugby



Porque Guimarães não é só futebol fica a sugestão para Sábado à tarde.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Fernando Alonso em animada passagem de ano no Porto Santo

A história resumidamente conta-se assim. O conhecido piloto espanhol Fernando Alonso veio comemorar o "réveillon" à ilha de Porto Santo. Inicialmente, o motivo da relevância dado à sua estadia foi o facto de o piloto de fórmula ter-se dirigido em meios pouco próprios aos poucos jornalistas presentes, exigindo ser deixado em paz, caso contrário faria má publicidade da ilha. No final, foi notícia devido à sua mulher ter sido agredida por invadir propriedade alheia. Afinal a passagem de ano animada não é só no Funchal. Nada melhor que a Madeira para começar o ano em grande...

Casa da Memória

Guimarães vai ter um novo Museu em 2012, o projecto será da responsabilidade da Sociedade Martins Sarmento e da Universidade do Minho. Uma boa notícia da qual poderá saber mais AQUI.

Fim-de-semana gastronómico em Guimarães

Numa iniciativa organizada pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, ocorrerá em Guimarães um fim-de-semana gastronómico nos próximos dias 8 e 9 de Janeiro. O prato de eleição é o Bacalhau com Broa e a sobremesa as Rabanadas.

Restaurantes participantes do concelho de Guimarães:
Restaurante Café Oriental; Restaurante Clube Industrial de Pevidém; Restaurante D. Mafalda (Pousada de Santa Marinha); Restaurante D. Maria (Hotel de Guimarães); Restaurante Dan José; Restaurante Doce Parque; Restaurante Fentelhas; Restaurante Florêncio; Restaurante Solar do Arco; Restaurante 7 Maravilhas Espaço Gourmet

*Fotografia retirada deste sítio

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Perna-verde-comum (Tringa nebularia)

*Foto Voz do Berço

Perna-verde-comum (Tringa nebularia)

Salreu, Aveiro.

José de Guimarães

Se existe coisa que me dá prazer é divulgar o trabalho de Vimaranenses. José de Guimarães é uma das personalidades Vimaranenses mais conhecidas além-fronteiras. O seu trabalho nas artes plásticas é reconhecido e apreciado nos mais diferentes cantos do Mundo. Conheça-o um bocado melhor através desta reportagem.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Taça da Liga

(...)Manuel Machado, técnico do V. Guimarães, não poupou críticas ao figurino competitivo da Taça da Liga, na projecção do jogo da próxima segunda-feira, com o Sp. Braga. Apesar da rivalidade acesa entre clubes minhotos, Machado definiu o próximo derby como «um bom jogo treino», acrescentando que a terceira prova do futebol português assenta numa «falta de equidade» entre os clubes mais poderosos e os restantes. in "IOL Diário"

Como quase sempre, concordo inteiramente com a ideia do nosso treinador. Esta Taça da Liga é uma aberração. Não sei porque perdem tempo com tantos jogos e não tiram logo a "sorte" um clube para emparelhar com os "3 estarolas" nas meias-finais.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Castelo do Lindoso

Castelo do Lindoso

Castelo do Lindoso

O Castelo de Lindoso situa-se na freguesia com o mesmo nome, a maior do concelho de Ponte da Barca - Viana do Castelo. Faz fronteira com Espanha e estende-se pela vertente Norte da Serra Amarela, na margem esquerda do rio Lima.

*Fotos Voz do Berço