segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Semana Olímpica 2013



“Vive o Olimpismo, inspira-te para a vida” é o tema central da Semana Olímpica 2013, o maior evento de promoção do olimpismo em Portugal e que se realiza no Multiusos de Guimarães, a partir de quinta-feira, e até sábado, dia 9 de novembro, numa organização conjunta da Comissão de Atletas Olímpicos e de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013. Durante três dias, cerca de um milhar de crianças e jovens do primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário têm a possibilidade de experimentar algumas das modalidades olímpicas e conviver de perto com atletas olímpicos, como Beatriz Gomes (canoagem), Emanuel Silva (canoagem), Simão Morgado (natação), Nuno Mendes (Remo), Pedro Fraga (Remo), Rosa Mota (Atletismo), Nuno Barreto (Vela), Marisa Barros (Atletismo), Nuno Delgado (Judo) e João Neto (Judo), contando com o apoio das diversas federações desportivas.
No dia de abertura será recriado o ambiente de arranque oficial dos jogos olímpicos, com transporte do facho olímpico, acendimentos da pira olímpica e o hastear das bandeiras ao som do hino olímpico. A iniciativa contempla ainda uma exposição sobre o histórico olímpico português. Promover os atletas e modalidades olímpicas, a atividade física e os estilos de vida saudáveis, para além dos valores e da ética no desporto, são outro dos objetivos da organização.
O programa da “Semana Olímpica” contempla igualmente um debate, durante o qual se pretende apresentar os resultados do estudo “Percepção dos alunos vimaranenses sobre o olimpismo”, que a Academia Olímpica de Portugal empreendeu junto de uma amostra de alunos das escolas de Guimarães. Importa destacar que não está excluída a possibilidade de captação de atletas, a realizar no espaço da Exposição Olímpica.
A apresentação do programa da Semana Olímpica foi feita esta segunda feira pelo presidente da Comissão Executiva de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013, Amadeu Portilha, Rosa Mota, atleta olímpica e representante do Comité Olímpico de Portugal, João Neto, atleta olímpico e atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e Nuno Mendes, atleta olímpico (remo), e padrinho da Semana Olímpica 2013.
Envolver as crianças no espírito olímpico e levar o olimpismo para as escolas são os grande sobjetivos que a organização pretende atingir com esta iniciativa.
A entrada (publico geral) é livre.


Sem comentários: