quinta-feira, 3 de julho de 2014

Reintrodução do lince em Portugal para breve?

"A primeira libertação em Portugal de linces nascidos em cativeiro pode ocorrer depois do Verão, se se mantiver a recuperação que se tem observado nas populações de coelhos-bravos – o principal alimento do felino mais ameaçado do mundo. Esta é a esperança do secretário de Estado do Ordenamento e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, que presidiu nesta terça-feira à assinatura de um Pacto Nacional para a Conservação do Lince Ibérico.
A libertação marcará o início da reintrodução dos linces em Portugal, de onde praticamente desapareceram ao longo do século XX. Serão oito animais, nascidos na rede de centros de reprodução em cativeiro de Espanha e Portugal e que irão experimentar a vida selvagem na zona de Mértola." (Notícia completa aqui.)

Azahar, fêmea fundadora do CNRLI em Silves, Portugal

2 comentários:

Inocêncio Oliveira disse...

É bom saber, espero que resulte, mas pelo Alentejo onde matam Águias-imperiais porque fazem concorrência na caça, o acontecerá a um animal que a base de alimentação é o Coelho ou a Lebre?

Manuela Marques disse...

Pois.
A decorrer nos moldes actuais, acho evidente o que acontecerá...

A Quercus também já se pronunciou http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/ambientalistas-e-cacadores-preocupados-com-a-libertacao-de-linces-1661538