quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

24 de Janeiro - Dia da Águia-pesqueira

Águia-pesqueira (Pandion haliaetus)
Águia-pesqueira (na Ponta da Erva, Vila Franca de Xira, Portugal)

No proximo dia 24 de Janeiro (sábado) será o "dia da águia-pesqueira". Trata-se de uma contagem de águias-pesqueiras a nível nacional. O objectivo é o de determinar quantos indivíduos desta espécie há em Portugal durante o Inverno e quais os locais em que ocorrem.
É conveniente que todos os locais frequentados por águias-pesqueiras sejam visitados no mesmo dia, de modo a evitar duplicações de indivíduos (isto porque se sabe que algumas aves se deslocam de umas áreas para outras) - para o efeito escolheu-se o dia 24 de Janeiro.
Este evento está aberto a todos os interessados, basta que saibam identificar uma águia-pesqueira - se for possível documentar fotograficamente as observações, tanto melhor, embora isso não seja obrigatório.
Os locais que interessa visitar são as zonas húmidas costeiras (estuários, rias e lagoas) e também as grandes albufeiras do interior. No nosso caso, os locais mais próximos onde a espécie ocorre são os estuários do rio Cávado, Minho e Douro. Interessado em participar? Siga o planeamente deste evento neste link.

*Foto Voz do Berço

Sem comentários: