sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Lagoas do Tâmega

Lagoas do Tâmega


Pouco conhecidas pela população em geral, as Lagoas do Tâmega são um excelente local para os amantes da Natureza. Ao todo são quatro lagoas e situam-se na veiga de Chaves. Estão envolvidas num meio agrícola de grande dimensão, criando espaços naturais de imensa beleza.

Lagoas do Tâmega


Lagoas do Tâmega


Lagoas do Tâmega

Lagoas do Tâmega

Lagoas do Tâmega

A diversidade de habitats existente cria condições propícias para a ocorrência de muitas espécies. Já foram observadas pelo menos 131 espécies de aves, algumas pouco frequentes, como o Alcaravão, a Gaivina-preta e a Gralha-de-nuca-cinzenta. Existem rotas de birdwatching que permitem aceder aos melhores spots para observação, assim como um abrigo com visibilidade para uma das grandes lagoas. Aqui ficam algumas imagens capturadas no local.




Os amantes de desporto podem explorar este local através da Ecovia do Tâmega (Amarante-Arco de Baúlhe), que percorre uma das mais belas linhas ferroviárias do país. Este percurso acompanha de muito perto o Rio Tâmega e permite o contacto directo com o património histórico/natural envolvente.
Nota negativa para a elevada quantidade de resíduos depositados no local - um verdadeiro crime ambiental.

*Fotos Voz do Berço

4 comentários:

Inocêncio Oliveira disse...

Mais um bom local divulgado, bom trabalho ;)

Manuela Marques disse...

Obrigada Inocêncio. Recomendo o local! É muito bonito e parece ser daqueles sítios que reserva sempre uma "surpresa" :)

Adorei ver os bandos de várias espécies que lá andavam: pardais-franceses, estorninhos, trigueirões, etc.. Tudo às dezenas!

Hernán Tolosa disse...

Que bello humedal, se nota que es un buen lugar para ver gran cantidad de aves, has traído una magnífica serie de fotos. Felicitaciones

Manuela Marques disse...

Olá Hernán,
sem dúvida é um local para voltar e explorar com mais tempo.
Abraços de Portugal