sábado, 19 de setembro de 2009

Aconteceu neste dia...

"Chega a Guimarães a Estátua de D. Afonso Henriques que tem de ser erigida no Campo de S. Francisco. A estátua vinha num carro tirado a duas juntas de bois."
19 de Setembro de 1887

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mocho-galego

Mocho-galego (Athene Noctua)

Aqui está a confirmação, é residente do Parque da Cidade e não é o único exemplar. Todos os dias no mesmo local, é certinho.
*Foto Voz do Berço

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aulas no D. Afonso Henriques

"As obras de restauro da Escola Francisco de Holanda obrigam os alunos a ter aulas em vários locais da cidade de Guimarães e 16 turmas têm aulas com vista para o relvado do Estádio do Vitória".
Assim, até eu tinha motivação para ir às aulas.
" 'Temos a garantia de que não haverá treinos nem jogos de futebol durante o horário lectivo', disse o presidente do conselho executivo da Escola Francisco de Holanda". Disso já não tenho tanta certeza, da maneira que anda a agenda futebolística ultimamente...

Ver notícia integral aqui.

Provavelmente a escola mais bonita do País...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ouriço-cacheiro
Ouriço-cacheiro (no Parque da Cidade de Guimarães)

Curiosidades:
O ouriço-cacheiro é das poucas espécies de mamíferos que pode hibernar em Portugal no Inverno. Um ouriço-cacheiro hibernado apenas respira uma vez de seis em seis minutos, em vez das mais de trinta vezes por minuto que normalmente respira durante o período de actividade.

8ª Edição do Passeio de Clássicos Citroën

Domingo (20 Setembro) - Multiusos de Guimarães
(mais informações aqui)

domingo, 13 de setembro de 2009

Retirada dos acrílicos do Estádio D. Afonso Henriques

"Um grupo de adeptos da BANCADA SUL do estádio D. AFONSO HENRIQUES propõe aos sócios que pensem na possibilidade de retirada dos acrílicos do nosso estádio.
Temos a certeza que não existe lei que nos faça manter o acrílico no nosso estádio, e temos o exemplo de outros clubes: Porto, Benfica, Sporting, Académica, Leira, Beira Mar, etc, etc...
Um sem fim de clubes onde o acrílico não existe.
Um acrílico em nada impede uma invasão por exemplo, daí pensarmos que a sua existência não faz sentido, recordem no caso do jogo VITÓRIA vs Braga, na época 2003/2004, aquando da invasão de centenas de adeptos, sem que o acrílico impedisse a entrada no recinto de jogo. Com isto pretende-se uma maior aproximação dos adeptos com a equipa e ao mesmo tempo, claro, pressão às equipas visitantes e árbitros, e não o incentivo de qualquer tipo de violência. Pressão ou intimidação não são sinónimos de violência, e além de tudo, todos sabemos que apesar da fama, os adeptos vitorianos são adeptos civilizados. A retirada deste tipo de vedação servirá para provar mais uma vez algo que é um facto: os adeptos também ganham pontos!!!
Posto isto, gostaríamos de contar com a vossa opinião acerca deste tema, com o intuito de avançar com algo, fazer chegar a proposta a quem tem poder de decisão!"

In "Bancada do Rei"

Ora cá está uma ideia interessante, e devo recordar que durante os jogos do Euro 2004 estas mesmas vedações foram retiradas. Logo, nós também temos o direito de assistir aos jogos sem essas mesmas vedações que até incomodam a visão e a estética do estádio.

Guimarães Kart Challenge 2009

Guimarães Kart Challenge 2009

Guimarães Kart Challenge 2009

Guimarães Kart Challenge 2009
*Fotos Voz do Berço

sábado, 12 de setembro de 2009

Vitória 3 - 0 Naval

Mais um jogo à Sexta-feira, ainda por cima às 8 da noite. Após a correria do costume e de encontrar metade dos torniquetes avariados, lá conseguimos perder o início do jogo. Fora isso, foi o primeiro jogo da época 2009/2010 em que os vitorianos ficaram plenamente satisfeitos com a sua equipa. Teve de ser Roberto, no seu primeiro jogo a titular esta época, a quebrar o feitiço da ausência de golos. Como tudo fica mais fácil depois de marcar o primeiro e ainda por cima relativamente cedo. Esperemos que esta melhoria seja real e não apenas porque a Naval mais parece o "Titanic" a afundar-se.
PS. Arranjem uns megafones às claques vitorianas como o que aquela senhora da Naval tinha, realmente foi a melhor "em campo" pelos figueirenses... Mostrou o que é apoiar do início ao fim...

Como de costume, aqui ficam as fotografias do jogo:

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

Vitória - Naval 2009-2010

*Fotos Voz do Berço

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vitória - Naval (Amanhã, 20h15)

Figueira da Foz
Figueira da Foz
*Foto Voz do Berço

Como há mais pescadores que pescados, ou seja, mais concorrentes à UEFA que número possível de apurados, está mais que na hora do Vitória começar a arrepiar caminho, para a conquista de um desses lugares. Amanhã vamos esquecer as divergências entre nós e apoiar o nosso Vitória do princípio ao fim. Estará muita coisa em jogo, pois se não conseguirmos a primeira vitória, será sinal de mais uma época falhada, mas vamos acreditar que amanhã será antes o ponto de viragem para uma grande época!

BTT Rio Selho

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nós por cá...

...ouvimos dizer que o método de pagamento das quotas do Vitória através de Multibanco funciona. Porém, para ter acesso à quota em si, temos de a levantar no cobrador. Se a vinheta é dispensável para o futebol, o mesmo não se pode dizer para as outras modalidades, ou até mesmo para uma Assembleia, situações em que é necessária a apresentação da mesma. Afinal, qual é a vantagem de aderir a este tipo de pagamento? Surreal...

Túnel 2009

TÚnel'09
"EB, a célula mutante"

Efeito Borboleta é a célula cultural que reproduz a comunicação, muta os vírus e amplia a propagação.

12 de Setembro marca o início da infecção. O coração bate e o sangue flui através do seu principal canal de transmissão: TÚNEL.

Elevado risco de contágio de 5 diferentes tipos de vírus:

Música/Imagem/Tecnologia/Pessoas/Conhecimento

E tu, contaminas (-te)?


Mais uma organização da "Efeito Borboleta" num evento já tradicional.
Podem consultar o MySpace da organização AQUI para mais informações.

Mocho-galego

Mocho-galego (Athene Noctua)

Estávamos nós a falar de mochos no Parque da Cidade, quando decidimos ir ver a placa informativa da fauna existente no parque. E não é que, ao deslocar-mo-nos na estrada, dá-mos de caras com um mocho? Que grande coincidência. Nunca tinha visto um mocho assim "ao vivo e a cores", ou seja, no seu habitat natural. Era pequenino e lá ficou à espera da foto, depois voou. Como era o nosso intuito inicial, fomos ver a placa informativa e lá estava o "Mocho-galego". Afinal estas placas sempre dizem a verdade...
*Foto Voz do Berço

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Vale Furado
Praia de Vale Furado (Alcobaça)
*Foto Voz do Berço

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Maxmat, Aki, Decathlon (em Guimarães)

O aumento de zonas comerciais em Silvares não se resumirá ao Espaço Guimarães. Segundo a GmrTV, a freguesia contará também com as lojas Maxmat, AKI e Decathlon. As obras já começaram, sendo que Maxmat e AKI têm abertura prevista já para Outubro. Se anda à procura de emprego, aqui tem mais duas possibilidades, visto que o AKI já terá, neste momento, os futuros funcionários em formação. Questões de emprego à parte, é, sem dúvida, uma boa notícia para os Vimaranenses. Há lojas que fazem sempre jeito e, deste modo, evitaremos vários deslocações, que serão depois desnecessárias.

Piratas de Creixomil

Como Guimarães não é só futebol e Vitória, gostamos de dar visibilidade a outros clubes desportivos de Guimarães. E hoje falo de futsal e dos Piratas de Creixomil. Um clube Vimaranense com camadas jovens exemplares, recheadas de títulos distritais e presenças nos campeonatos Nacionais. A equipa sénior, depois de na época passada ter trazido o 1º Título Nacional de Futsal para Guimarães, vai agora competir na 2ª divisão, integrada na zona Norte, onde terá adversários bem conhecidos do público, como por exemplo o Boavista, Braga e Rio Ave. Por isso já sabe, se gosta de futsal, já sabe quem apoiar.

Para ver o site dos Piratas clicar AQUI.

Ganso-patola (Morus bassanus)
Ganso-patola, ou alcatraz (no Parque Biológico de Gaia)

"Esta é a maior ave marinha que ocorre habitualmente em águas portuguesas. Os seus mergulhos espantosos, efectuados de grande altura, entrando na água como um fuso e com grande impacto, parecem flechas apontadas e disparadas e são um espectáculo a não perder" (in Aves de Portugal).
*Foto Voz do Berço