quinta-feira, 15 de outubro de 2009

1º Convívio Nacional de Rugby

A pista Gémos Castro recebe, no próximo Sábado, o 1º convívio nacional de Rugby da época 2009/2010. O evento é organizado pela Associação de Rubgy do Norte e é aberto às equipas de todo o país, dos escalões Sub-8, Sub-10 e Sub-12. Como os referidos escalões ainda não possuem campeonatos oficiais, este acontecimento dá a oportunidade aos seus participantes de treinarem as suas capacidades desportivas e não só. Dado que se esperam, pelo menos, 400 atletas, parece ser um óptimo dia para construir competências sociais, fomentar o espírito de grupo e o respeito pelo desporto.
Programa:
13:30h - recepção das equipas
14:00h - início dos jogos
17:30h - final (previsto) dos jogos

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cartaxo-comum (Saxicola torquatus)
Cartaxo-comum (no Parque da Cidade)
Curiosidades: Ambos os sexos adquirem uma plumagem mais sombria e listrada fora da época de acasalamento.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vasco Santos de saída

A Rádio Santiago avançou com a notícia que Vasco Santos terá saído do Vitória. Pouco depois da última assembleia, Emílio Macedo renovou com Vasco Santos e agora, a poucos dias de outra assembleia, rescinde contrato com ele. Coincidência não é, parece que Emílio Macedo da Silva não dirige o clube em função dos reais interesses do Vitória, mas apenas para manter o seu cargo...

  • ACTUALIZAÇÃO: Macedo desmente demissão e diz que Vasco Santos só sairá quando ele próprio abandonar o Vitória, pelo meio ainda aproveita para levantar mais uma polémica com Pedro Xavier, ver AQUI. Mas o GuimarãesDigital insiste que Santos está demissionário e a razão é um conflito entre Santos e Paulo Pereira, ver AQUI.
Realmente é mesmo isto que nós precisamos, depois ainda dizem que são os sócios que provocam instabilidade no clube e à equipa...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Não Vingou

Segundo esta notícia, Nelo Vingada não resistiu aos maus resultados a que temos assistido e sai do comando técnico do Vitória. Deste modo, confirma-se a velha máxima que após um voto de confiança por parte do Presidente, o treinador não dura mais que duas semanas. Os nomes que se seguem são Carlos Carvalhal e Ulisses Morais. Gostaríamos de ver mais opções adicionadas a esta lista...

EDIT: o Vitória confirma a saída de Vingada e desmente os nomes avançados, aqui.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Largo do Carmo

Largo do Carmo
*Foto Voz do Berço

Eleições para a Junta de Freguesia de Azurém

Sinceramente, ainda não sei em quem votar, mas sei em quem não votar, nas próximas eleições de Domingo, para a Junta de Freguesia de Azurém. Não voto no actual Presidente, eleito há seis mandatos consecutivos. As minhas razões são simples. São muitos anos para tão pouca obra. Para reforçar a minha ideia, ainda nem sequer vi proposta nenhuma por parte deste candidato. No site do PS, ao contrário de outras freguesias, nas quais os candidatos apresentam propostas, o PS de Azurém apenas apresenta os integrantes da sua lista e nem sequer vi nenhum panfleto informativo, ao contrário dos outros partidos, dos quais já vi muita informação, com problemas concretos da freguesia. Já que falo nisto, destaco a CDU (e não destaco por ser o meu partido, pois não é), porque foi a lista que mais medidas concretas apresentou para resolver vários problemas da freguesia. Por outro lado, provavelmente até é melhor assim, pois o que ele promete eu já sei que não cumpre, como é o caso do famoso ringue poli-desportivo para a zona Madredeus - Monte Largo. Há quatro anos ainda se deu ao trabalho de colocar uma tarja com essa promessa, este ano nem isso.
Quando ando por outras freguesias de Guimarães, reparo que muitas delas têm carrinhas de apoio à sua população, em Azurém não há nada disso, até os 2 cantoneiros (os únicos trabalhadores da Junta que conheço) têm que empurrar o carrinho-de-mão. Devo dizer ainda, que a Junta só intervém na Madredeus para limpar os canteiros e só na altura da festa.
Esta Junta anda há 20 anos a prometer que arranjará soluções, no próximo mandato, para um campo de futebol 11 na freguesia, dado que existem 3 clubes. Até agora nada. Como diz uma outra candidata, "Azurém é grande, mas só em número de eleitores".
Também já deveria ter intervido, junto de quem de direito, para resolver problemas rodoviários na freguesia, como por exemplo aquela aberração de rotunda existente em São Pedro. Por outro lado, já deveria ter sido feita uma rotunda em Pedroso, na estrada que liga a freguesia a São Torcato. Na Madredeus é preciso semáforos junto à capela, rapidamente, pois os automobilistas não respeitam a passadeira.
A Junta tem de fazer pressão para que seja terminada a colocação de separador central na parte da circular urbana que passa em Azurém, pois existem inúmeros acidentes, inclusive algumas mortes, naquele troço, junto à Escola da Veiga. Ou será que só quando se fizer ali o novo Shopping é que se terminará a colocação de faixa dupla e separador central?
E poderia estar aqui muito mais tempo, mas como não gosto de escrever nem tenho jeito, fico-me por aqui, terminando a dizer: tem cuidado Carneiro que a Angelina já faz arraiais...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo)
Corvos-marinhos-de-faces-brancas
(no Estuário do Rio Cávado, em Fão)
Curiosidades: Após cada período de pesca, como todos os corvos-marinhos, descansa com as asas abertas ao sol de modo a secar as penas, que não são impermeáveis.
*Foto Voz do Berço

domingo, 4 de outubro de 2009

Rampa da Penha 2009 (dia 2)

Como tínhamos referido anteriormente, aqui ficam algumas fotografias do dia de hoje, na Rampa da Penha. Para ver mais momentos do evento, clicar aqui.

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009

Rampa da Penha 2009
*Fotos Voz do Berço

Acidente na Rampa da Penha

Temos a lamentar seis feridos no dia 2 da Rampa da Penha. Infelizmente, são coisas que acontecem em provas automobilísticas. Num comentário feito no post anterior, culpabilizam os espectadores, mas na minha modesta opinião (embora ninguém os tivesse obrigado a estar ali), a culpa tem de ser atribuída à organização, que permitiu a presença de público no local em questão, no qual eu próprio ontem e hoje estive por alguns minutos e já tinha comentado que era um sítio perigoso. Felizmente à hora do acidente já tinha abandonado a Penha.
Durante esta semana li que os organizadores pretendem integrar o Campeonato Europeu de Montanha em 2012. Para quem, como eu, cresceu a assistir à mítica Rampa da Falperra, sei que vão ter que trabalhar e muito em questões de organização e segurança. Espero que não entendam isto como uma crítica destrutiva, pelo contrário, sou fã deste tipo de eventos e ficava muito orgulhoso se Guimarães recebesse esta prova.
Mais logo, publicaremos algumas fotos do dia de hoje. Entretanto, se quiserem ver mais fotos do primeiro dia, além das que já publicamos, cliquem aqui.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rampa da Penha 2009

Disputada pela primeira vez em 1930 e já palco por várias vezes de especiais do Rali de Portugal, a consagrada Rampa da Penha está de volta este fim-de-semana ao Campeonato de Portugal de Montanha, constituindo a sua sexta e penúltima etapa do calendário. De assinalar que bastam 2 pontos para o actual líder e campeão em título Pedro Salvador revalidar o ceptro. Além do campeonato de montanha com 40 inscritos, disputa-se igualmente o sempre animado Challenge Desafio Único (FEUP 1 e 2). A título de curiosidade, dizer que o conhecido actor Pedro Alves ("Zeca Estacionâncio") fará a sua estreia nesta categoria, ele que já está habituado às lides automobilísticas, visto ser presença habitual no Nacional de Trial. A Penha será igualmente chegada do Rali de Outono do Clube de Automóveis Antigos.

HORÁRIO

Sábado, 3 de Outubro
Entrada em Parque 13h30
Fecho da Pista 13h30
Treinos Oficiais 14h00
1ª Subida de Prova 16h30

Domingo, 4 de Outubro
Entrada em Parque 08h30
Fecho da Pista 09h00
Treinos Livres 10h00
Subidas de prova 11h0

Aqui fica um aperitivo...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Eleições

Se tem curiosidade sobre os resultados da Cidade ou mesmo da sua Freguesia, pode consultar no site da Câmara de Guimarães os resultados oficiais, com percentagens e números de votos em cada partido.

Vitória 2 - 2 Leiria

Se o adversário de hoje fosse outra vez a Naval lá estaríamos nós a festejar mais uma vitória, mas como o Leiria de Manuel Fernandes é uma equipa que até sabe o que quer, ataca pela certa e eficazmente, defende bem (só perdeu um jogo), apenas conseguimos um ponto. E diga-se que na realidade até foi um resultado justo. Mais um jogo para confirmar o mau início de época, o que não quer dizer que esta seja uma má época, pois ainda estamos em finais de Setembro. Que comece já a reviravolta na Madeira, diante do Nacional de Manuel Machado, técnico Vimaranense que costuma fazer negra a vida ao Vitória. Porque ainda cedo, mas sem vitórias, não vamos lá...
PS1 - Tirando Vingada do banco, tudo nos parece a época passada.
PS2 - Parabéns aos Insane Guys pelos 15 anos e também por estarem num bom plano.

Aqui ficam as habituais fotos ...

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

Vitória - Leiria 2009-2010

*Fotos Voz do Berço

segunda-feira, 28 de setembro de 2009