Sinceramente, ainda não sei em quem votar, mas sei em quem não votar, nas próximas eleições de Domingo, para a Junta de Freguesia de Azurém. Não voto no actual Presidente, eleito há seis mandatos consecutivos. As minhas razões são simples. São muitos anos para tão pouca obra. Para reforçar a minha ideia, ainda nem sequer vi proposta nenhuma por parte deste candidato. No site do PS, ao contrário de outras freguesias, nas quais os candidatos apresentam propostas, o PS de Azurém apenas apresenta os integrantes da sua lista e nem sequer vi nenhum panfleto informativo, ao contrário dos outros partidos, dos quais já vi muita informação, com problemas concretos da freguesia. Já que falo nisto, destaco a CDU (e não destaco por ser o meu partido, pois não é), porque foi a lista que mais medidas concretas apresentou para resolver vários problemas da freguesia. Por outro lado, provavelmente até é melhor assim, pois o que ele promete eu já sei que não cumpre, como é o caso do famoso ringue poli-desportivo para a zona Madredeus - Monte Largo. Há quatro anos ainda se deu ao trabalho de colocar uma tarja com essa promessa, este ano nem isso.
Quando ando por outras freguesias de Guimarães, reparo que muitas delas têm carrinhas de apoio à sua população, em Azurém não há nada disso, até os 2 cantoneiros (os únicos trabalhadores da Junta que conheço) têm que empurrar o carrinho-de-mão. Devo dizer ainda, que a Junta só intervém na Madredeus para limpar os canteiros e só na altura da festa.
Esta Junta anda há 20 anos a prometer que arranjará soluções, no próximo mandato, para um campo de futebol 11 na freguesia, dado que existem 3 clubes. Até agora nada. Como diz uma outra candidata, "Azurém é grande, mas só em número de eleitores".
Também já deveria ter intervido, junto de quem de direito, para resolver problemas rodoviários na freguesia, como por exemplo aquela aberração de rotunda existente em São Pedro. Por outro lado, já deveria ter sido feita uma rotunda em Pedroso, na estrada que liga a freguesia a São Torcato. Na Madredeus é preciso semáforos junto à capela, rapidamente, pois os automobilistas não respeitam a passadeira.
A Junta tem de fazer pressão para que seja terminada a colocação de separador central na parte da circular urbana que passa em Azurém, pois existem inúmeros acidentes, inclusive algumas mortes, naquele troço, junto à Escola da Veiga. Ou será que só quando se fizer ali o novo Shopping é que se terminará a colocação de faixa dupla e separador central?
E poderia estar aqui muito mais tempo, mas como não gosto de escrever nem tenho jeito, fico-me por aqui, terminando a dizer: tem cuidado Carneiro que a Angelina já faz arraiais...