quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Feira Afonsina 2012 (14 a 16 de Setembro)

Feira Joanina 09
Guimarães (Feira Joanina 2009)


"Entre 14 e 16 de setembro, decorre a segunda edição da Feira Afonsina. Realizada em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o evento convida a uma viagem à memória das conquista de D. Afonso Henriques, relembrando a Batalha de S. Mamede e o início do governo do Condado Portucalense.
No centro histórico da cidade, recria-se o ambiente social e económico da época e revivem-se a história, os usos, os costumes, o artesanato e a gastronomia locais.

Os largos Cónego José Maria Gomes, Martins Sarmento, da Oliveira, a Praça de Santiago, a Rua Conde D. Henrique e toda a envolvente do Castelo são, assim, os palcos privilegiados para as recriações históricas. Desde momentos de contextualização onde ficarás a conhecer mais sobre a vida do primeiro rei de Portugal, a espetáculos diários, como o Baile Afonsino, no Paço dos Duques, ou mesmo as zonas de artífices, mercadores, o jardim dos Infantes e a zona de iguarias, a Feira Afonsina propõe uma viagem inesquecível no tempo."
in Guimarães 2012

*Foto Voz do Berço 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Toutinegra-de-cabeça-preta

Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala)

Toutinegra-de-cabeça-preta (no Parque da Cidade de Guimarães)

Esta toutinegra é uma das mais abundantes da nossa avifauna, não sendo por isso de estranhar a sua presença em parques urbanos tal e qual o da cidade de Guimarães. De salientar que é uma ave residente, sendo por isso  presença habitual durante todo o ano.

@Foto Voz do Berço

Massa Critica de Agosto


31 de Agosto, 18:30 h, Largo da Oliveira.

domingo, 26 de agosto de 2012

Coruja-das-torres


 Coruja-das-torres (Tyto alba)



Coruja-das-torres (Tyto alba)

Coruja-das-torres (na Ponta da Erva, Vila Franca de Xira)
 

@Foto Voz do berço

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cuco-canoro

Cuco-canoro (Cuculus canorus) 
Cuco-canoro (na Póvoa de Varzim)

Curiosidades: Esta espécie tem o hábito de depositar os seus ovos em ninhos de outras aves, como o pisco ou o rouxinol. Mais tarde são obrigadas a criar este "bebé gigante" até ser independente.

*Foto Voz do Berço