Após fim-de-semana de rali, um passeio a Fafe é sempre proveitoso, pois a natureza volta às suas rotinas normais, depois do grande tumulto consequente da visita de milhares de pessoas às serras.
Para além das espécies do costume, observamos em Fafe pela primeira vez uma Petinha-ribeirinha (Anthus spinoletta). A ave encontrava-se em transição para plumagem de Verão, apresentando por isso cinzenta na parte superior e tons rosados no peito. É uma espécie considerada rara no Minho e só se conhece um núcleo reprodutor na serra de Montesinho.
A segunda surpresa foi a observação do Dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula), a fazer jus ao local onde foi observado :-) , que permitiu um registo fotográfico para documentar a sua ocorrência.
A adicionar às espécies habituais do local, perfizemos uma boa lista, a consultar aqui.
De assinalar ainda a chegada do Cuco-canoro (Cuculus canorus).
*Fotos Voz do Berço
Nota: Bom trabalho realizado pela organização do rali em termos de limpeza, pois as zonas que receberam a prova estavam desprovidas de lixo e fitas logo no dia seguinte.
6 comentários:
Que fofos!
Parabéns pela foto do Pyrrhula pyrrhula que também o observamos em Paredes de Coura :)
A Petinha-ribeirinha (Anthus spinoletta)também nidifica no Corno do Bico ;)
A foto é fraquinha Inocêncio, mesmo só para registo ;) Mas gostei muito de o observar em Fafe!
Quanto à petinha-ribeirinha nidificar no Corno do Bico não sabia. Na literatura que tenho não faz referência a esse local, agradeço a informação. Pode ser que também gostem dos ares de Fafe e se deixem ficar por lá na Primavera... ;)
Um belo Dom-fafe, Bé.
As últimas saídas que fiz foram-lhe dedicadas.
E a informação da chegada do Cuco rabilonga é bem preciosa para estas bandas.
Proximamente irei visitar os seus territórios, apesar de ser uma ave um pouco difícil.
Uma boa semana,
JR
Olá JR,
a chegada da Primavera dá nova vida às serras.. :) Por aqui só chegou mesmo o cuco-canoro. O cuco-rabilongo na verdade nunca tive oportunidade de observar.
Boa semana!
Enviar um comentário