O ano começou com uma visita ao portinho de Castelo de Neiva, pertencente ao distrito de Viana do Castelo. Após a passagem entre os barcos coloridos da comunidade piscatória local, foi possível observar centenas de gaivotas, desfrutando a tarde de sol.
A descansar no vasto areal, chamou-nos a atenção uma das gaivotas, por ter patas rosadas e cabeça riscada. Talvez uma gaivota-prateada (Larus argentatus)? Como estava a descansar não é possível ter certezas. Mas ainda assim foi uma grande alegria pois nunca observamos essa espécie, que é considerada uma raridade em Portugal. Talvez numa próxima visita a Castelo de Neiva consigamos confirmar a sua identificação.
Mas nem só de gaivotas vive o portinho! Praticamente privada de presença humana, eram muitas as espécies presentes na praia, formando bandos significativos, o que conferia à praia uma visão sublime para os amantes da Natureza.
Lista completa das espécies observadas aqui.
*Fotos Voz do Berço
4 comentários:
E quando se trata destas aves, cá estou eu a olhar para elas como um boi para um palácio. :-)
É o que dá viver perto da fronteira com Espanha, delimitada pelo Tejo e não junto ao mar.
Um bom ano para vocês,
JR
JR,
Também nós padecemos um pouco desse mal, mas ultimamente temos começado a dedicar alguma atenção às gaivotas. Não são nada fáceis e realmente só no terreno é que se vai consolidando algumas aprendizagens..
Mas o interior tem outras jóias igualmente interessantes.. :)
Obrigada pelo comentário..
Olá bé, vocês já estão uns "experts" ;)
Olá Inocêncio!
Nem pensar :P Talvez um dia!
E com as gaivotas não sei não.. são mesmo difíceis.
Aposto que vocês lá nesse dia tinham descoberto logo 2 ou 3 raridades eheheh
Enviar um comentário